O Município

General Maynard, em Sergipe é o menor município do Estado e está localizado na região do Vale do Cotinguiba. O nome é em homenagem ao General Augusto Maynard Gomes, ex-governador e ex-senador por duas vezes.

Existem duas versões para explicar a ocupação do território que hoje pertence ao município: na primeira delas, segundo populares, o povoado "Marcação" (que viria a se tornar General Maynard) surgiu no início do século XIX, na divisa entre as terras de Japaratuba com o Catete, às margens do rio Papatu (atual Japaratuba); na época o local era ponto de encontro de tropeiros que viajavam por Santo Amaro, Laranjeiras, Maruim, Aracaju e Propriá; daí o nome "Marcação". A localidade não era desabitada, pois existiam vários engenhos de açúcar, mas foram os moradores dos municípios vizinhos, que chegavam pela estrada até a marcação dos tropeiros quem formaram a primeira povoação, construindo seus casebres à margem dessa estrada. 

Em outra versão descrita por historiadores, o povoado Marcação teve início no final do século XVIII, na fase de ascensão do açúcar. O rico solo da região atraiu fazendeiros para o cultivo da cana-de-açúcar. Assim, os trabalhadores das fazendas e engenhos se instalaram nas proximidades atraindo ainda pequenos comerciantes para a localidade. 

No início do século XX, a localidade era relativamente desenvolvida. Em 1917 foi criada a primeira escola pública. Em 1921, o padre João de Deus tomou a frente na construção da Igreja Matriz dedicada a São João Batista. Antes mesmo da construção da igreja já havia uma cruz de madeira, (o Cruzeiro), em frente ao seu terreno. Não se sabe ao certo quem a construiu, se fiéis ou jesuítas da região, mas a mesma deu origem a uma festa tradicional na região, a "Festa do Cruzeiro". 

A localidade Marcação pertencia ao município de Rosário do Catete e era bastante populosa à época de sua emancipação (cujos motivos foram políticos).  A divisão de votos entre lideranças políticas era o grande motivo da criação de vários municípios nessa época, e Marcação que geralmente decidia as eleições de Rosário do Catete não foi exceção. 

Acatado pela Assembleia Legislativa Estadual e sancionado pelo Governo estadual foi elevado à categoria de município com a denominação de General Maynard, pela lei estadual nº 1229, de 21 de novembro de 1963, desmembrado de Rosário do Catete. 

 

Fonte: Wikipédia.

 

Datas Comemorativas

- Festa do Cruzeiro (6 de março).

- Festas Juninas.

- Aniversário da cidade (21 de novembro).

 

Dados Demográficos 

- Área Territorial - 19,793 km² (2021).

- População estimada - 3.421 pessoas (2021).

-Clima: Tropical Úmido, Sub-Úmido (As´).

- Fundação: 1963.

 

Fonte: IBGE.